O povo mais amigável do mundo?

em
København Strøget
Image via Wikipedia

Por que se dar ao trabalho de escrever novamente sobre o estranho comportamento social dos dinamarqueses, como fiz no posting anterior? A razão foi uma entrevista com o roteirista e escritor dinamarquês Lars Andreas Pedersen, que acabou de lançar o livro “Fucking flink” (perdão aos mais sensíveis pelo palavrão, mas minha tradução é: “Amável do caralho”) que tem uma missão: transformar os dinamarqueses no povo mais amigável do mundo.

Cá pra nós, acho que vai ser uma tarefa difícil, mesmo sabendo que existem apenas pouco mais de 5 milhões de dinamarqueses no mundo. O próprio Pedersen reconhece a dificuldade da tarefa que se impôs, mas ele se pergunta: “Se os dinamarqueses são o povo mais feliz, por que não podem também ser o mais amável do mundo?”

Há vários estudos internacionais que classificam o povo dinamarquês como o mais feliz do mundo. Filho de mãe dinamarquesa e pai norte-americano, Pedersen acha que para se tornar mais amável, o povo aqui precisa deixar de ser “inábil socialmente” e aprender a sorrir, conversar e se dirigir amigavelmente a pessoas desconhecidas, seja no ponto de ônibus, na fila do supermercado ou no meio da rua.

Numa entrevista ao jornal Berlingske, ele diz algo que assino embaixo: as pequenas delicadezas do dia a dia são muito mais importantes do que imaginamos e dá uma lista de ideias ) sobre como os dinamarqueses podem se tornar mais amáveis. Uma delas, eu traduzo abaixo:

“Se trata de dar mais do que as pessoas esperam. Se você fez um jantar fantástico, leve então a receita para seus colegas de trabalho no dia seguinte. Isso vai surpreendê-los. Vai se tornar uma festa para quem você fizer isso. E vai ser inevitável que você fique de bom humor. Leve um guarda-chuva extra quando sair de casa. Se chover, você poderá oferecer abrigo da chuva a um estranho. Dê mais. É bom estilo”

Enhanced by Zemanta
Anúncios

Seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s