Descobrindo a Dinamarca

Frederiksberg Have
Jardim de Frederiksberg. Image via Wikipedia

A alta temporada para o turismo em Copenhague está acabando mas continuo trombando com brasileiros em lugares dos mais inesperados, como o Jardim Zoológico da cidade.

Abrindo parênteses, quase perguntei a alguns brasileiros o que os havia atraído ao zoo daqui, já que, na minha opinião, jardins zoológicos são sempre jardins zoológicos , todos parecidos uns com os outros, com suas exposições tristonhas de animais enjaulados. Além do mais, o Zoológico de Copenhague fica relativamente longo do centro da cidade e fora do circuito das atrações turísticas mais tradicionais. Mas depois me lembrei que pelo menos uma coisa há de espetacular no zoológico daqui: a Casa dos Elefantes do arquiteto Norman Foster.

Fechando parênteses, no mesmo dia das “trombadas” no zoológico, já de volta para casa passando pelo Parque de Frederiksberg, também em Copenhague, nova leva de brasileiros passeando pelos belos gramados do lugar. Os meus encontros por acaso com meus conterrâneos em lugares fora do circuitão tradicional de turismo refletem as estatísticas que mostram que a cada ano um número maior de brasileiros está visitando a Dinamarca. De acordo com o site do Visit Denmark, órgão oficial de turismo da Dinamarca, desde 2005 o número de turistas brasileiros na Dinamarca cresceu em média 12% ao ano. Em 2009 esse crescimento foi de 28%. Dados do instituto oficial de estatísticas da Dinamarca (Danmarks Statistik) mostram que os brasileiros gastaram 21.734 diárias de hotel no país em 2010. Se cada brasileiro passou duas noites aqui, foram mais de 10 mil brasileiros visitando o país em apenas um ano.

O interesse crescente dos brasileiros pelo país da rainha Margrethe não passou desapercebido pelo Visit Denmark, que lançou uma pequena ofensiva para manter e ampliar o número de brasileiros que todos os anos visita o país. O site da organização agora tem uma versão em português e o atual ministro da Economia se encontrou com executivos da TAM para tentar convencer a empresa aérea a criar uma rota aérea entre Copenhague e São Paulo. Até agora não ouvi nada sobre se a ofensiva deu resultados, o que sem dúvida também seria uma boa notícia para nós brasileiros residentes na Dinamarca.

Enhanced by Zemanta
Anúncios

1 comentário Adicione o seu

  1. Carlos disse:

    Fui um dos brasileiros que visitaram a bela Dinamarca em 2009!
    Um abraço para a xará da Rainha!

    Curtir

Seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s