Para não se perder no tempo

20091027 Efterår
Photo de Jakob Fynsk via Wikimedia.

Pode até parecer informação do tipo cultura inútil, mas ainda assim gostaria de chamar a atenção para o fato de que estamos na quadragésima terceira semana do ano de 2011. Aqui na Dinamarca, o calendário é regido não só pelos dias e meses, mas também pela semanas que começam oficialmente na segunda-feira. Alguns eventos são de antemão marcados de acordo com a semana. As escolas, por exemplo, costumam ter as férias de inverno na sétima semana e as de outono na 42a semana do ano.

É bom saber o número da semana para se orientar na hora de agendar compromissos com os locais. Ao convidar um amigo para jantar, por exemplo, é muito comum um dinamarquês falar algo como: “Que tal jantar lá em casa no sábado da 44a ou da 45a semana?” Em meus primeiros anos na Dinamarca, eu ficava completamente baratinada quando me diziam algo parecido. Hoje, para não deixar dúvidas, nem titubeio: pergunto logo os dias do mês em questão.

Me confundia também saber quando começa a primeira semana do ano, já que o dia 1o de janeiro raramente cai numa segunda feira. Achei a resposta no Wikipedia em dinamarquês, que me informa que a primeira semana do ano é aquela com pelo menos quatro dias no novo ano. Em outras palavras, é a semana que contém a primeira quinta-feira do ano. Portanto, quando o 1o de janeiro cai numa sexta-feira, sábado ou domingo, ainda estamos na última semana do ano que passou. Ou, como vai acontecer em 2013-2014, a primeira semana do novo ano ciclo vai começar no dia 30 de dezembro do ano velho.

Para não se perder no tempo, aqui um site com as semanas do calendário dinamarquês: ugenr.dk 

Enhanced by Zemanta
Anúncios

3 comentários Adicione o seu

  1. Carlos disse:

    Concordo com a Leonice! Bem legal! Gosto muito da Dinamarca e o seu Blog é uma das minhas fontes de informação! Obrigado!
    Saudações desde o Rio de Janeiro.

    Curtir

  2. Concordo com você Leonice. Deveríamos mesmo é celebrar a diferenças culturais, que é o que fazem o mundo tão interessante. Bjs

    Curtir

  3. leonice disse:

    Que interessante! Acho muito legal conhecer curiosidades e culturas de países diferentes do meu. O que as vezes parece estranho para nós pode ser normal ou padrão para outros. É isso que torna a vida interessante! Bjs.

    Curtir

Seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s