Começo atribulado

Christiansborg Palace
Palácio de Christiansborg, onde ficam os escritórios da Primeira-ministra e a sede do Parlamento dinamarquês, em Copenhague. Photo via Wikipedia.

O novo governo de centro-esquerda liderado pela social-democrata Helle Thorning-Schmidt não começou nada bem, se se levar em conta apenas as manchetes de jornais e as pesquisas de opinião pública. Escândalos políticos de maior ou menor monta vêm causando estragos sérios na imagem do governo empossado há menos de dois meses.

Ainda antes da posse, um dos políticos mais próximos de Helle Thorning-Schmidt, Henrik Sass Larsen, cujo nome era tido como certo para ocupar um posto central no novo governo, desistiu da vice-liderança do partido Social-Democrata e das ambições ministeriais depois de ter sido revelado que ele havia se encontrado com membros de grupos envolvidos com tráfico de drogas. Semanas atrás chegou ao conhecimento público que um outro ministro, Ole Sohn, membro dos Partido Socialista do Povo, 20 anos atrás recebeu dinheiro da antiga União Soviética para financiar o trabalho do Partido Comunista Dinamarquês, do qual era líder na época. Esta semana, outro ministro social democrata, Carsten Hansen, aceitou um acordo para evitar um caso na justiça depois de ter sido acusado de assédio sexual por uma ex-funcionária do seu partido.

As pesquisas de opinião revelam o óbvio. Se houvesse eleições hoje, a coalizão no governo teria de ceder lugar à oposição de liberais e conservadores.

Apesar do começo desastrado, continuo otimista em relação ao governo atual. Ainda é muito cedo para avaliar o desempenho do governo e há alguns sinais positivos de que a equipe de Helle Thorning-Schmidt ainda pode se acertar. Um desses sinais é o acordo para orçamento do governo federal para 2012, que foi o resultado de uma costura complicada que juntou todos os partidos do espectro que vai do centro à extrema esquerda.

Enhanced by Zemanta
Anúncios

Seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s