Cartazes falantes

em

Uma notícia que li num sítio dinamarquês sobre o desenvolvimento de um alto falante que pode ser impresso em papel comum me preocupou. Como entusiasta do desenvolvimento tecnológico, eu não deveria, mas não pude deixar de me assustar com os possíveis usos da invenção. De acordo com o líder da equipe da Universidade de Dusseldorf que desenvolveu o alto-falante, o fino equipamento de som poderá, por exemplo, ser usado pelos profissionais de publicidade e marketing para fazer cartazes mais chamativos, ou seja, cartazes falantes.

Quando me lembrei do caos sonoro e visual causado pelas campanhas dos candidatos da eleição municipal de outubro, fiquei ainda mais preocupada. Mas fiquei é apavorada quando me lembrei do rosto que mais vejo nas ruas da cidade de Campos: o da candidata a prefeita Rosinha Garotinho. Há imagens dela para todo lado: cartazes, faixas, outdoors e adesivos em carros. Também a vejo nos cartazes enormes que cabos eleitorais, sob o sol inclemente, erguem estrategicamente à margem de ruas movimentadas da cidade. Essas pessoas devem estar sendo pagas fazer uma das tarefas mais chatas que conheço e são uma prova do quanto a mão de obra no Brasil ainda é barata e explorada.

Fiquei imaginando uma cena de horror: todos os cartazes rosados de Rosinha e dos outros quatro candidatos à prefeitura de Campos falando. O único consolo talvez fosse que aqueles carregadores de cartazes teriam alguém com quem conversar.

Mas tenho esperança de que, antes da chegada desse avanço tecnológico às nossas campanhas políticas, os candidatos se convençam ou se façam convencer pelos seus eleitores, de que poluição sonora e visual não são obrigatórias no exercício da democracia.

Anúncios

Seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s