Para crianças

Ouso duvidar que exista uma cidade melhor do que Copenhague para fazer turismo com crianças. A capital dinamarquesa conta com nada menos do que 125 parques infantis públicos mantidos pela prefeitura da cidade e a maior parte dos museus têm instalações e atividades criadas especialmente para os pequenos. Isso sem falar em atrações como o Zoológico e o novo Aquário da cidade, que podem garantir horas de diversão para pais e filhos.

Localização dos parques infantis de Copenhague.
Mapa do site da prefeitura de Copenhague mostrando a localização dos parques infantis da cidade.

Um mapa do site da prefeitura de Copenhague mostra a localização dos parques. Os marcados com a carinha laranja são aqueles que abrem em determinados horários com funcionários treinados para inventar brincadeiras e outras atividades com as crianças e também organizar o empréstimo de brinquedos como carrinhos e bicicletas engraçadas.

Diversos desses parques foram renovados ou construídos recentemente como parte do plano de revitalização de alguns bairros da cidade e, apesar de tão numerosos, é raro encontrar um igual ao outro. Muitos foram planejados e construídos em torno de um tema, o que faz com que quase todos sejam uma experiência diferente para as crianças. Nos meses mais quentes, de maio a setembro, esses parques, espalhados pelos quatro cantos da cidade, recebem visitas mais frequente e prolongadas da meninada, mas nem mesmo no inverno eles ficam completamente vazios. As crianças dinamarquesas não se assustam com o frio e, apesar de as visitas se tornarem mais curtas, continuam frequentando os parques e outras áreas públicas mesmo quando os termômetros marcam temperaturas perto de zero grau centígrado.

O Zoológico da cidade é uma outra ótima opção de programa ao ar livre e merece ser visitado não só pela bicharada mas também pela bela arquitetura de algumas construções, como a Casa dos Elefantes e o Anel Ártico, que é o novo espaço reservado aos ursos polares.

Parque Ørsted, em Copenhague.
Parque Ørsted, em Copenhague. Foto de Ty Stange,
Copenhagen Media Center

Os museus são uma alternativa nos dias de chuva, algo que não falta na Dinamarca. Boa parte dos museus, com destaque para o Museu Nacional de Arte da Dinamarca, o Glyptoteket e o Museu Nacional, frequentemente oferecem oficinas e exposições para o público infantil exercitar seu talento artístico ou aprender geografia e história brincando.

Já o Eksperimentarium é um grande parque coberto cujo slogan significa algo como “O curioso é que com certeza você vai ficar mais inteligente”. Através de brincadeiras e shows, o parque estimula o interesse de crianças e adolescentes pelas ciências naturais e tecnologia.

Este ano, a grande novidade para as crianças é o novo Aquário da Dinamarca situado no município de Kastrup, pertinho do Aeroporto de Copenhague. Reinaugurado em março deste ano em novas instalações, o aquário já atraiu 300 mil visitantes em dois meses de funcionamento. Multidões de visitantes significam filas e, portanto, é necessário ter paciência com as filas ou evitar períodos do dia com visitação mais intensa, avisa o site oficial do aquário. Mas quem já foi diz que vale a pena.

Anúncios

Seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s