Despedida I

Sou meio lenta, às vezes. Já faz uns meses que retornei à Dinamarca e ainda não me despedi adequadamente de Campos dos Goytacazes, a cidade no norte do estado do Rio de Janeiro onde vivi por exatos dois anos. Demorei a ”formalizar” aqui no blog a minha despedida porque não sabia como fazê-lo. É difícil me despedir de uma cidade que parece não ser querida pelos que vivem ou nasceram nela. Campos, segundo me disseram, um dia foi bonita, mas hoje é uma cidade negligenciada por muitos de seus moradores, que não se constrangem em maltratá-la de inúmeras maneiras ao, por exemplo, jogar lixo nas ruas, fazer aterros sanitários improvisados em terrenos baldios, destruir equipamentos públicos e ocupar calçadas com estacionamentos irregulares.

Não é nem um pouco difícil acreditar que Campos, um dia, foi bonita. Quando se caminha sem pressa pelas ruas da cidade, com tempo suficiente para prestar atenção às fachadas de casas e prédios escondidas atrás de emaranhados de fios ou letreiros, pode-se encontrar exemplos de um esmero arquitetônico que indica que, um dia, os moradores de Campos se alegravam e até se orgulhavam de morar ali.

De algumas de minhas caminhadas pela cidade resultou uma pequena galeria de fotos tiradas com meu celular que, embora não sejam fotografia de primorosa qualidade, mostram belezas e peculiaridades – algumas em bom estado, outras em ruínas – que talvez devessem ser mais observadas e valorizadas pelos campistas. Essas fotos são uma forma de agradecer à cidade por ter recebido a mim e a minha família. Clique nas miniaturas para ver as fotografias em tamanho maior.

Anúncios

Seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s